Ingredientes
- 250 g de batatinhas, bem lavadas e escovadas
- 2 colheres (sopa) de maionese light
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural de consistência firme
- Raspas bem finas de ½ limão
- 1 lagosta cozida, cerca de 500 g
- 2 cebolas pequenas, cortadas em fatias finas
- 85 g de ervilhas tortas, cortadas em tiras
- 85 g de uvas vermelhas sem caroço
- 85 g de uvas verdes sem caroço
- 30 g de agrião
- 55 g de rúcula
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Rendimento: 2 porções
Fonte: allrecipes.com.br
Modo de preparo
1. Ponha as batatas numa panela e cubra-as com água fervente. Cozinhe por cerca de 15 minutos ou até estarem macias, porém firmes. Escorra-as e deixe esfriar; em seguida, corte-as ao meio.
2. Enquanto as batatas estão esfriando, misture a maionese, o iogurte e as raspas de limão, temperando com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
3. Retire as patas da lagosta e reserve. Com uma faca afiada, corte o corpo ao meio, no sentido do comprimento, desde a cauda até a cabeça. Separe a carne da carcaça e das patas. Pique-a em pedaços. (A carne das patas mais finas também pode ser removida com o auxílio de uma pinça, porém o processo é trabalhoso demais para a quantidade de carne que contêm.)
4. Misture as batatas com as cebolas, as ervilhas, as uvas, o agrião e o molho de limão siciliano. Arrume as folhas de rúcula sobre pratos de servir, acrescente o agrião e a salada de batata. Espalhe por cima a carne de lagosta e sirva.
Dicas e sugestões
Para um molho de limão e mel com um leve toque de curry, misture 2 colheres de sopa de óleo de amendoim com 1 colher de sopa de suco de limão, ½ colher de chá de pasta de curry e ½ colher de chá de mel claro. • Endívia ou alface-romana picada também podem substituir a rúcula.
Comer faz bem
A lagosta é uma excelente fonte do antioxidante selênio, que ajuda a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. • Algumas variedades de uva são cultivadas para a produção de vinho, outras para serem desidratadas e virarem passas, pretas ou brancas, e outras para serem consumidas frescas. O teor de nutrientes das uvas de diversas cores é muito similar. De todas as frutas, as uvas têm um dos mais altos teores de açúcar — principalmente na forma de glicose e frutose — e são uma boa fonte de potássio.